SAEB e IDEB: Como eles afetam a vida dos estudantes
- fernandoostermann
- 19 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de mai.
As duas avaliações realmente impactam na qualidade da educação e no futuro dos estudantes?

Desde 1990 o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) visa identificar a qualidade de ensino dos estudantes por meio de uma avaliação que ocorre nas escolas municipais e estaduais.
Por meio de alguns testes e questionários que são aplicados a cada dois anos em escolas públicas, o SAEB visa refletir a qualidade do ensino de colégios municipais e estaduais.
O SAEB gera uma média a partir do desempenho dos alunos na prova e na taxa de aprovação que constitui o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Na atual edição existem 37 descritores em matemática e 13 em português, totalizando 50 possíveis conteúdos que serão avaliados.
É importante lembrar que as notas e a avaliação são feitas de forma divergente entre as turmas de 5º e 9° ano do Ensino Fundamental e 3° ano do ensino médio por escola. As avaliações ocorrem no segundo semestre do ano letivo, na última edição participaram cerca de 8,4 milhões de alunos e 190 mil escolas em todo Brasil, registrando médias de 6,0 nos anos iniciais e 5,0 nos anos finais do sistema avaliativo do SAEB.
No estado de Santa Catarina os estudantes alcançaram 5,2 pontos de média no total e no ensino médio a nota foi de 4,2. O estado com a maior média nos anos finais (6° a 9°) foi o Paraná com 6,7 e a menor média foi do Amapá com apenas 4,3.
Fontes: Gov.br, Itaú Social e Todos Pela Educação.
Elaboração e desenvolvimento
Estudantes: Yan Nunes, Leonardo Hisashi Morishita Tavares da Cruz e Eduardo Tesser da Silva.
Supervisão
Professor de Língua Portuguesa: Alex Bezerra
Comments