Esporte - Existem benefícios em praticar esportes?
- fernandoostermann
- 13 de nov.
- 2 min de leitura
Especialista fala sobre as consequências do esporte

Atualmente o esporte tornou-se comum na vida das pessoas, mas você sabia quais são os benefícios que existem? Se realmente existem quais são eles? Especialistas indicam que o ato de fazer esportes ou atividades físicas ajudam na coordenação motora e na saúde mental sendo eficiente contra depressão, veja tudo o que eles falam sobre a prática de esportes.
O Dr. Marcio Atalla fala sobre os impactos da pandemia sobre a saúde mental, Atalla defendeu a prática de exercícios físicos como um caminho para enfrentar melhor os desafios do panorama atual. "A atividade física é a grande aliada contra a depressão", argumentou.
Outros especialistas falam que não é necessário somente se exercitar mas, também, cuidar da saúde com uma boa rotina de sono e uma boa alimentação. Segundo o especialista Tiago Menescal a alimentação é um fator extremamente importante para uma melhor qualidade de vida, o médico recomenda uma rotina saudável composta por alimentos ricos em fibras, como frutas, raízes ou os queridinhos arroz e feijão, alimentos ricos em proteínas e alimentos ricos em gorduras boas ou gorduras poli-insaturadas.
De acordo com pesquisas recentes, 50% dos brasileiros não praticam atividades físicas e 60% já estão com sobrepeso, e o médico Tiago Menescal atribui esses resultados ao fácil acesso que a população tem a produtos industrializados, a produtos ricos em calorias e baixos em nutrientes.
Mas existe uma idade certa para a prática de atividades físicas e esportes?
A prática de esportes é benéfica em qualquer idade, mas é realmente importante na infância onde a criança está em fase de desenvolvimento e o esporte estimula esse crescimento.
A segunda a fase mais importante é a 3º idade, os idosos que praticam algum esporte ou exercício físico, terão uma melhor coordenação motora e prevenção a doenças como: osteoporose (fragilidade nos ossos), diabetes e problemas cardiovasculares.
Diante de tantas evidências, que tal começar a se exercitar à partir de hoje? Comece com uma caminhada leve, uma alimentação com menos produtos industrializados e beba pelo menos dois litros de água, com apenas esses pequenos hábitos você vai conseguir evitar o sedentarismo.
Fonte
Elaboração e Desenvolvimento
Gustavo Valvassori e Alandy Dorcius
Supervisão
Professor de Língua Portuguesa: Alex Bezerra





Comentários