top of page

Cotidiano - Como acontece o entretenimento nas escolas.

  • fernandoostermann
  • 10 de set.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 3 de nov.

Algumas escolas de Blumenau sofrem com a ausência de entretenimento nos intervalos.


ree

O entretenimento nos intervalos nas escolas também é conhecido como recreio. É um momento de descontração e bem-estar dos estudantes. É nesse ambiente que se possibilitam as interações sociais que estimulem as habilidades criativas, motoras e emocionais. Percebemos o desprovimento de atividades recreativas e educativas com orientação de um profissional e ausência de recursos físicos de entretenimento.

 

Mas temos que pensar que nem tudo é algo fácil de ter, pois a falta de recursos físicos de entretenimento no intervalo podem ser a falta de orçamento limitado, pois escolas com orçamento apertado podem priorizar outras áreas, como materiais didáticos e reformas estruturais, deixando o entretenimento em segundo plano. Também podem ser preocupações com segurança, pois em alguns casos, a escola pode evitar certas atividades por preocupações com a segurança dos alunos ou manutenção dos equipamentos.Como a ausência de entretenimento nos intervalos pode afetar os alunos? Pode levar os alunos a se sentirem com tédio, irritabilidade e dificuldades de regulação emocional entre os alunos, especialmente quando há restrição ao uso de dispositivos eletrônicos. A falta de alternativas de entretenimento pode gerar resistência e ansiedade, afetando a concentração e o bem-estar dos estudantes. Os alunos na maioria das vezes pedem o uso de bolas, porém as escolas não liberam.

 

Por que na maioria das escolas não liberam bolas na hora do intervalo? Pode ter várias razões para isso, como a segurança dos alunos por razões como: Bolas podem causar acidentes, como quedas e colisões, especialmente em espaços menores ou com muitos alunos circulando. Também, pode interferir na prevenção de danos ao patrimônio escolar como: bolas podem danificar paredes, janelas, plantas e outros objetos da escola e também na manutenção da ordem e tranquilidade como: A escola pode temer que o uso de bolas cause tumulto, brigas ou desordem, dificultando a supervisão dos alunos. No entanto, a proibição total pode ser considerada excessiva e prejudicial ao bem-estar dos alunos, que precisam de momentos de lazer e atividade física para relaxar e socializar.

 

Porém, atividades que podem ser adquiridas na hora do recreio são: jogos tradicionais (amarelinha, pique-pega, esconde-esconde, UNO), jogos de tabuleiro (xadrez, dama,dominó) e até mesmo atividades artísticas, como desenho e pintura. Por que esses jogos podem agregar no desenvolvimento do aluno, promovem a interação social, o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico e coordenação motora, e tornam o aprendizado mais divertido? Além disso, ajudam a reduzir o tempo de tela, incentivando a preservar a cultura e proporcionam momentos de lazer e alegria para os alunos.


Fonte:

Elaboração e desenvolvimento

Estudantes: Fernanda Leal, Luana Grandis Causin


Supervisão

Professor de Língua Portuguesa: Alex Bezerra



 
 
 

Comentários


Entre em contato:
(47) 3381-6244

Encontre-nos: Rua Otto Stutzer, 43

Bairro Boa Vista

Blumenau/SC 

© 2025 por EBM Bilíngue Prof. Fernando Ostermann

bottom of page